Gestão de marca: como criar e executar uma estratégia de marca vencedora

A “marca” ainda é frequentemente associada a um trabalho de imagem, design e comunicação. A componente estratégica e a gestão de marca nem sempre são valorizadas e/ou trabalhadas da forma mais adequada e eficaz. Como resultado, criam-se marcas pouco sustentáveis e com fracos alicerces.

Por outro lado, os fenómenos da transformação e da revolução digital têm levado a que as marcas multiplicassem os seus pontos de contacto com os clientes, através da tecnologia, tornando as customer journeys cada vez mais complexas, difusas e difíceis de gerir.

Por último, podemos realçar a visível dificuldade que muitas empresas têm em “disseminar” as suas novas estratégias de marca junto da comunidade interna de colaboradores.

Em suma, criar e gerir marcas aporta hoje desafios bem maiores no passado. Isto motivou-nos a reforçar os nossos serviços de consultoria estratégica em marca, com o lançamento do Winning Brand Strategy, um modelo capaz de guiar o pensamento do Business Leaders e Brand Managers, desde a formulação da estratégia de branding à sua operacionalização.

Com o modelo Winning Brand Strategyprocuramos ajudar os Business Leaders e Brand Managers a:

  • Avaliar a marca e a sua envolvente de forma holística, procurando identificar uma oportunidade para a sua potenciação e crescimento;
  • Desenvolver uma estratégia de marca através da definição das aspirações/ambições vencedoras; do contexto de competição e da fonte de vantagem competitiva sustentável;
  • Identificar e alocar as competências internas e os respetivos sistemas / recursos, para suportar eficazmente a execução da estratégia de marca delineada;
  • Apoiar a execução da estratégia, através do mapeamento das competências chave e respetivos sistemas de suporte.

estratégia de marca, Squadra, gestão de marca

Para os Business Leaders e Brand Managers, alavancar um programa de pensamento estratégico baseado no modelo Winning Brand Strategy poderá ser extremamente útil e eficaz, pelos seguintes fatores:

  • Customização: dada a sua elevada versatilidade, é facilmente adaptável a qualquer organização e setor.
  • Abordagem holística: configura um processo estruturado, desde a formulação à execução da estratégia de marca e pressupõe a participação dos diferentes stakeholdersdo negócio.
  • Integração: reúne e integra diferentes frameworks de suporte ao pensamento estratégico de marca que, tipicamente, são usados de forma isolada e pontual.
  • Customer-centered: incorpora uma fase de research de forma a validar caminhos e suportar decisões estratégicas.
  • Ritmo e velocidade: pressupõe um conjunto de atividades encadeadas e uma agenda de trabalho detalhada e definida, facilitando a fluidez do processo.

Através deste serviço, a Squadra procura reforçar o seu posicionamento como consultora especializada em gestão de marketing, com uma forte especialização em branding.

Average Rating
5 out of 5 stars. 1 votes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *