Como construir um mapa estratégico?

A realização de um mapa estratégico é fundamental para todas as empresas que pretendam ser bem-sucedidas. Este define as escolhas e as não escolhas que devem ser tomadas, tendo por base uma análise integrada e completa à empresa e à sua envolvente. Na sua construção e execução, deve certificar-se de que os líderes estão empenhados, criando encontros que promovam a cooperação e comunicação, fomentando a integração entre pessoas, processos e tecnologias.

Para planear o futuro da sua empresa, deve responder às questões:

#1 A sua visão e missão orientam os seus objetivos e estratégias?

O insucesso das empresas deve-se, maioritariamente, à falta de foco provocada pela falta de um planeamento estratégico sistemático. Desta forma, antes de tomar decisões, deve definir os seus objetivos e as respetivas opções estratégicas. Os objetivos determinam aquilo que a sua empresa pretende alcançar e as estratégias definem os diferentes caminhos para alcançar esses objetivos, estabelecem prioridades e devem ser motivadas pela visão da empresa.

#2 A sua empresa consegue identificar oportunidades e enfrentar desafios de mercado?

O grande desafio das empresas é crescer e ter sucesso, como tal, deve identificar e aproveitar as oportunidades de mercado e estar atendo a possíveis desafios que possam surgir. O mapa estratégico deve ajudar os líderes a identificar, mapear e aproveitar as oportunidades, mas antes de agir, a sua empresa deve desenvolver novas competências de forma a transformar fraquezas em forças e oportunidades em resultados positivos. Do mesmo modo, o planeamento deve antecipar ameaças que impactem diretamente o negócio, oferecendo opções estratégicas defensivas e de sobrevivência.

#3 Conhece verdadeiramente os seus clientes?

A procura pela satisfação dos clientes deve ser um dos principais focos da sua empresa. Quando melhor os conhecer, maior é a probabilidade de oferecer produtos/ serviços inovadores e adequados às suas necessidades e desejos. Deste modo, o planeamento estratégico deve segmentar, quantificar, qualificar e descrever os seus clientes, as suas “dores”, comportamentos e desejos.

#4 Mapeia os seus concorrentes?

Subestimar os concorrentes e a sua capacidade de “roubar” clientes pode levar à diminuição da participação de mercado. Assim, deve identificar quem são os seus concorrentes, quantificá-los, monitorizar o seu comportamento e mapear os seus próximos passos, com o objetivo de antecipar e neutralizar as suas ações.

#5 Reconhece as forças e fraquezas da sua empresa?

Uma análise das forças e fraquezas da sua empresa irá determinar a sua capacidade efetiva de elaborar e executar estratégias. Esta deve identificar as “armas” que tem disponíveis para “lutar” contra os desafios existentes no mercado.

#6 A sua empresa tem uma estratégia bem definida?

Através de estratégias bem definidas, consegue visualizar antecipadamente como e quando é que a sua empresa irá alcançar os objetivos estabelecidos. Cada estratégia deve conter os respetivos planos de ação, cronograma, orçamento, metas e métricas compreensíveis e comunicadas a toda a organização, pois caso contrário, a sua empresa ficará sem rumo e os investimentos não terão retorno.

#7 Tem um conjunto de indicadores de performance?

Os indicadores de performance estão relacionados com o desempenho da sua empresa através dos seus líderes, como tal, devem ser provenientes de fontes objetivas, credíveis, auditáveis e devem impactar a renumeração variável.

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