Como criar e implementar uma gestão de inovação vencedora

Enquanto consultores especializados em Estratégia e Marketing, é com alguma frequência que nos deparamos com empresas que, frequentemente, vêm os seus projetos de gestão de inovação fracassar devido, fundamentalmente, à falta de domínio sobre ferramentas e metodologias de suporte ao pensamento criativo e a ineficiências no próprio processo de gestão de inovação (liderança, envolvimento das pessoas, planos de suporte, etc.).

Como consequência, o go-to-market dos novos produtos/serviços deixa de ser realizado de forma rápida e ágil, comprometendo o alcance de vantagem competitiva no mercado.

Estes foram alguns drivers que nos motivaram a reforçar os nossos serviços em gestão de inovação de marketing com o lançamento do Winning Innovation Strategy (WIS), um modelo capaz de guiar o os gestores e líderes de inovação a criar, desenvolver e lançar inovações no mercado, de forma ágil, integrada e eficaz.

Com o modelo Winning Innovation Strategy procuramos ajudar os líderes de inovação a:

  • Identificar uma oportunidade para a marca/empresa, através da recolha e análise de insights relevantes de mercado;
  • Criar um novo conceito/ideia, através de técnicas de estímulo à criatividade, e proceder à sua materialização (prototipagem rápida);
  • Validar o novo conceito/ideia e proceder a ajustes / melhorias, através de testes preliminares de mercado;
  • Apoiar a transformação do novo conceito num produto/serviço e lançá-lo no mercado, através do desenvolvimento de planos de suporte e ação.

Para os Gestores e líderes de inovação, alavancar um programa de inovação baseado no modelo Winning Innovation Strategy poderá ser extremamente útil e eficaz, pelos seguintes fatores:

  • Customização: devido à versatilidade do modelo, é facilmente adaptável a qualquer organização e setor;
  • Abordagem holística e integrada:configura um processo estruturado, desde a identificação de uma oportunidade, ao desenvolvimento criativo e lançamento da inovação no mercado;
  • Multidisciplinaridade: pressupõe uma equipa de trabalho composta por diferentes stakeholdersdo negócio e por especialistas externos;
  • Customer/user-centered: incorpora uma forte componente de research,de forma a identificar novas oportunidades e validar novos conceitos;
  • Tangibilização: engloba atividades de rápida materialização / prototipagem do novo conceito, facilitando a sua perceção global e a recolha de feedback junto de potenciais clientes;
  • Ritmo e velocidade: pressupõe um conjunto de atividades encadeadas e uma agenda de trabalho detalhada e definida, facilitando a fluidez do processo;
  • Iteratividade: o seguimento das fases do modelo WIS não é linear, o que implica que se possa ter de retroceder no processo.

Através deste serviço, a Squadra procura reforçar o seu posicionamento como consultora especializada em estratégia e marketing, com uma forte componente estratégica associada.

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