As 3 perguntas chave para a transformação digital

A transformação digital tira partido das possibilidades oferecidas pela tecnologia para impulsionar a empresa, gerando impacto em todo o seu ecossistema, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

Uma estratégia de digitalização implementada com sucesso pode melhorar o seu modelo de negócio, criar novas fontes de receita, novas experiências para os clientes, novas propostas de valor e elevar a organização a altos níveis de eficácia e eficiência.

Para definir um modelo de transformação digital, é necessário responder a 3 perguntas-chave:

  • Porque deve uma empresa mudar perante o desafio digital?
  • O que tem de mudar exatamente?
  • Como vai a empresa organizar a transformação digital e mudar estruturas, processos, TI e instrumentos de gestão?

#1 Porque deve uma empresa mudar perante o desafio digital?

Por mais poderosa que seja a empresa, se a liderança subestimar o potencial de mudança que a digitalização representa para o seu modelo de negócio, esta fica exposta a um risco muito elevado.

Identificar os ativos relevantes e definir o nível de ambição:

O primeiro passo para transitar do analógico para o digital é analisar os pontos fortes da empresa:

  • O que nos diferencia da concorrência?
  • Qual a tecnologia inerente ao produto?
  • Qual o nível de serviço?
  • Qual a capacidade de fidelização do cliente?
  • Qual a força da marca?

A liderança das empresas deve formular um objetivo quantitativo ou qualitativo e comunicá-lo aos colaboradores. Definir objetivos intermédios também é uma grande mais valia para determinar se o projeto está no caminho certo.

#2 O que tem de mudar?

Para responder à pergunta “o quê” é preciso criar uma estrutura que permita classificar as tarefas estratégicas e operacionais em 3 níveis:

1. Criar novos ecossistemas

  • A concorrência aplica as novas tecnologias no nosso setor?
  • Estamos a aproveitar as oportunidades da digitalização e a desenvolver de forma ativa novas propostas de valor?
  • Estão a surgir novas oportunidades de lucro nas fronteiras entre setores tradicionais?

Quanto mais inquietantes forem as respostas, maior será a predisposição para renovar o próprio modelo de negócio. É preciso uma nova visão da empresa, com uma proposta de valor convincente que tenha em consideração a força disruptiva das mudanças.

2. Desenvolver a arquitetura do negócio:

  • Estamos a aproveitar as possibilidades do mundo digital e todos os pontos de contacto para chegar aos clientes, tanto tradicionais como novos?
  • Tiramos partido de todas as vantagens oferecidas pela digitalização?
  • Como é que a digitalização está a mudar os nossos processos de direção e de gestão?

A digitalização modifica a arquitetura dos negócios através da: experiência do cliente, inovação do produto e criação de valor. É um grande desafio porque os concorrentes digitais são fortes na área da experiência do cliente, estruturando todo o percurso do cliente desde o primeiro contacto até ao pedido, tornando-o mais simples e fiável.

3. Reforçar as fundações:

  • Utilizamos tecnologia de ponta na empresa?
  • Como agilizar a empresa sem um risco excessivo?
  • Como atrair talento digital?
  • Como estabelecer parcerias com objetivos direcionados?

Não é possível substituir o sistema de TI de um dia para o outro, as empresas necessitam de um sistema de tecnologia autónomo ágil e rápido. Para tal é necessário contratar jovens talentos digitais, implicando uma reforma não só da cultura, como também da organização.

#3 Como implementar a transformação digital?

As transformações de sucesso exigem mudanças profundas de estruturas, processos, instrumentos de gestão e tecnologia. Também aqui o percurso apresenta uma estrutura de 3 níveis, para organizar os aspetos relevantes em função da prioridade:

1. Definir um plano:

  • Em primeiro lugar é essencial um guião para o futuro digital, ou seja, as pessoas e os processos devem ser calibrados digitalmente;
  • Em segundo lugar, é necessário digitalizar todos os pontos de contacto com o cliente e a empresa, de acordo com a importância de cada aspeto;
  • Adicionalmente, para identificar soluções digitais, é preciso romper com os silos funcionais da empresa e formar equipas transversais com talento digital;
  • O plano indica a orientação e a prioridade, e constitui uma base para um programa de digitalização.

2. Reforçar a empresa digital:

  • São definidos os elementos da empresa digital, no qual as empresas precisam de otimizar o seu desenvolvimento, de acordo com o lema “rapidez vs perfeição”, numa cultura de teste e aprendizagem;
  • Os novos produtos e serviços devem passar por um teste de mercado e, se necessário, serem otimizados após medir os resultados. No sistema operacional digital, o orçamento deve estar associado a objetivos intermédios e os avanços avaliados em ciclos fixos.

3. Ganhar dimensão de forma racional:

  • Implementação racional, com foco em dar escala à transformação e implementar o processo em toda a empresa e no seu ecossistema;
  • O maior desafio a este nível reside na instalação rápida e abrangente de soluções previamente testadas.
  • A digitalização começa com os pontos fortes da empresa.

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