A transformação digital tira partido das possibilidades oferecidas pela tecnologia para impulsionar a empresa, gerando impacto em todo o seu ecossistema, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.
Uma estratégia de digitalização implementada com sucesso pode melhorar o seu modelo de negócio, criar novas fontes de receita, novas experiências para os clientes, novas propostas de valor e elevar a organização a altos níveis de eficácia e eficiência.
Para definir um modelo de transformação digital, é necessário responder a 3 perguntas-chave:
- Porque deve uma empresa mudar perante o desafio digital?
- O que tem de mudar exatamente?
- Como vai a empresa organizar a transformação digital e mudar estruturas, processos, TI e instrumentos de gestão?
#1 Porque deve uma empresa mudar perante o desafio digital?
Por mais poderosa que seja a empresa, se a liderança subestimar o potencial de mudança que a digitalização representa para o seu modelo de negócio, esta fica exposta a um risco muito elevado.
Identificar os ativos relevantes e definir o nível de ambição:
O primeiro passo para transitar do analógico para o digital é analisar os pontos fortes da empresa:
- O que nos diferencia da concorrência?
- Qual a tecnologia inerente ao produto?
- Qual o nível de serviço?
- Qual a capacidade de fidelização do cliente?
- Qual a força da marca?
A liderança das empresas deve formular um objetivo quantitativo ou qualitativo e comunicá-lo aos colaboradores. Definir objetivos intermédios também é uma grande mais valia para determinar se o projeto está no caminho certo.
#2 O que tem de mudar?
Para responder à pergunta “o quê” é preciso criar uma estrutura que permita classificar as tarefas estratégicas e operacionais em 3 níveis:
1. Criar novos ecossistemas
- A concorrência aplica as novas tecnologias no nosso setor?
- Estamos a aproveitar as oportunidades da digitalização e a desenvolver de forma ativa novas propostas de valor?
- Estão a surgir novas oportunidades de lucro nas fronteiras entre setores tradicionais?
Quanto mais inquietantes forem as respostas, maior será a predisposição para renovar o próprio modelo de negócio. É preciso uma nova visão da empresa, com uma proposta de valor convincente que tenha em consideração a força disruptiva das mudanças.
2. Desenvolver a arquitetura do negócio:
- Estamos a aproveitar as possibilidades do mundo digital e todos os pontos de contacto para chegar aos clientes, tanto tradicionais como novos?
- Tiramos partido de todas as vantagens oferecidas pela digitalização?
- Como é que a digitalização está a mudar os nossos processos de direção e de gestão?
A digitalização modifica a arquitetura dos negócios através da: experiência do cliente, inovação do produto e criação de valor. É um grande desafio porque os concorrentes digitais são fortes na área da experiência do cliente, estruturando todo o percurso do cliente desde o primeiro contacto até ao pedido, tornando-o mais simples e fiável.
3. Reforçar as fundações:
- Utilizamos tecnologia de ponta na empresa?
- Como agilizar a empresa sem um risco excessivo?
- Como atrair talento digital?
- Como estabelecer parcerias com objetivos direcionados?
Não é possível substituir o sistema de TI de um dia para o outro, as empresas necessitam de um sistema de tecnologia autónomo ágil e rápido. Para tal é necessário contratar jovens talentos digitais, implicando uma reforma não só da cultura, como também da organização.
#3 Como implementar a transformação digital?
As transformações de sucesso exigem mudanças profundas de estruturas, processos, instrumentos de gestão e tecnologia. Também aqui o percurso apresenta uma estrutura de 3 níveis, para organizar os aspetos relevantes em função da prioridade:
1. Definir um plano:
- Em primeiro lugar é essencial um guião para o futuro digital, ou seja, as pessoas e os processos devem ser calibrados digitalmente;
- Em segundo lugar, é necessário digitalizar todos os pontos de contacto com o cliente e a empresa, de acordo com a importância de cada aspeto;
- Adicionalmente, para identificar soluções digitais, é preciso romper com os silos funcionais da empresa e formar equipas transversais com talento digital;
- O plano indica a orientação e a prioridade, e constitui uma base para um programa de digitalização.
2. Reforçar a empresa digital:
- São definidos os elementos da empresa digital, no qual as empresas precisam de otimizar o seu desenvolvimento, de acordo com o lema “rapidez vs perfeição”, numa cultura de teste e aprendizagem;
- Os novos produtos e serviços devem passar por um teste de mercado e, se necessário, serem otimizados após medir os resultados. No sistema operacional digital, o orçamento deve estar associado a objetivos intermédios e os avanços avaliados em ciclos fixos.
3. Ganhar dimensão de forma racional:
- Implementação racional, com foco em dar escala à transformação e implementar o processo em toda a empresa e no seu ecossistema;
- O maior desafio a este nível reside na instalação rápida e abrangente de soluções previamente testadas.
- A digitalização começa com os pontos fortes da empresa.