ESG & Marketing

ESG (ambiente, social e governo das empresas) é mais do que apenas uma palavra da moda que está a circular no setor de empresarial e de investimentos – demonstra como a sua empresa ou marca se compara a outras no campo da proteção ambiental.

A adoção de práticas e políticas ESG está a tornar-se cada vez mais importante para os consumidores, tornando as práticas sustentáveis, positivas para os negócios e marcas.

Apresentamos um conjunto de ideias para incorporar práticas ESG no marketing da sua empresa ou marca.

Ir além da marca:

Cada vez mais, há uma consciência crescente na sociedade sobre a importância da proteção do ambiente, que impacta diretamente as opções do consumidor; por isso mesmo, as marcas devem adotar práticas e políticas continuadas no tempo, no sentido de proteger o ambiente.

ESG não deve ser visto apenas como mais um atributo de uma marca, mas sim como um compromisso para com um futuro melhor, mais amigo do planeta.

Partilhe as suas políticas ESG com os clientes:

Muitas marcas foram construídas com base nos seus esforços de sustentabilidade. A marca “The North Face”, por exemplo, vem à mente, pelas suas práticas ambientais positivas e por o forte impacto social dos seus compromissos.

Para outras marcas, uma boa política de sustentabilidade pode muitas vezes ser a diferença entre um cliente selecionar a marca X ou Y.

Comunique seus valores autênticos:

Valores de marca autênticos e fortes, comunicados de forma consistente, incluindo políticas ESG, criam integridade organizacional e confiança na sua marca. O trabalho de base de hoje contribui significativamente para a construção e lealdade da marca, de amanhã.

Esclareça os compromissos para clientes e funcionários:

Para ajustar a sua cultura de empresa/marca aos princípios ESG, é muito importante envolver a sua equipa para existirem verdadeiros compromissos.

Nas entrevistas para novos candidatos a colaboradores é muito importante partilhar a sua cultura e compromissos com ESG, seja a posição da empresa em questões sociais, diversidade, equidade e inclusão e sustentabilidade; é muito importante que transmitamos essa mensagem tanto para quem compra os nossos produtos, quanto para o público interno, porque os colaboradores também são os embaixadores da sua marca.

Capacite a sua equipa a participar:

A equipa de colaboradores, desde que devidamente envolvidos, darão excelentes ideias de inovação, e serão os maiores embaixadores da marca.

O primeiro passo é envolvê-los na definição e estabelecimento de metas de sustentabilidade adequadas para sua organização. Para ter um impacto social e de marca significativo e duradouro, deve capacitar os seus colaboradores a participarem ativamente ajudando a sua empresa a atingir as metas ESG.

Viva os seus valores essenciais:

No momento atual, em vários setores, há mais procura do que oferta de profissionais no mercado; paralelamente, a contratação de novos colaboradores é mais significativa no âmbito de estágios profissionais, logo estamos a interagir com as novas gerações de profissionais (geração Z), com novas atitudes e comportamentos em relação ao tema da proteção ambiental.

É fundamental que os líderes empresariais se lembrem de que, quando os profissionais não acreditam que os seus valores estejam alinhados com os da sua organização, eles seguem em frente. Viver os valores fundamentais ajuda a sua empresa/marca a atrair, reter, encantar e inspirar colaboradores, e conquistar clientes mais adequados para sua organização.

Seja sincero:

O ESG evoluiu por si só nos últimos anos, a ponto de elevar a sua marca e os seus negócios a novos patamares. É importante ser sincero ao mostrar políticas tangíveis implementadas para evitar acusações de “greenwashing”.

Usar ferramentas de medição e dados monitorizados por executivos internos do ESG para mostrar o que a sua marca alcançou, ou precisa trabalhar, é um primeiro passo importante.

Invista mais com o envolvimento das partes interessadas:

Ao lutar pela sustentabilidade corporativa, as empresas estão em melhor posição para conquistar a confiança e a lealdade dos seus clientes, membros da equipa e parceiros. Embora as divulgações ESG sejam críticas, as empresas precisam investir mais recursos no envolvimento das partes interessadas.

Sabemos que os consumidores alinham os seus valores com as organizações/marcas que mais investem, portanto, a voz deles é fundamental em todo o processo.

Satisfaça as necessidades sociais e ambientais:

À medida que os clientes se tornam mais exigentes em relação ao comportamento das empresas/marcas, é importante carregar as propostas de valor com mais do que apenas satisfazer as necessidades funcionais e emocionais.

Há valor a ser explorado nas necessidades sociais e ambientais. Satisfazer essas necessidades pode (e deve) dar às suas ofertas uma vantagem competitiva. A sustentabilidade e a rentabilidade devem andar de mãos dadas.

Use narrativas, estatísticas e evidências:

ESG é fundamental para todos os negócios. Os clientes, funcionários e acionistas vão cada vez mais exigir boas práticas. O ESG fornece às empresas uma estrutura para garantir que o negócio opere de maneira equitativa, sustentável e socialmente responsável em toda a cadeia de abastecimento.

Para obter o máximo benefício da marca, escolha uma área de foco para aprofundar e, em seguida, use narrativas e estatísticas para compartilhar esse impacto, bem como a diferenciação da empresa. Usar evidências, tipo selos ou certificados ajuda a sua empresa ou marca a ser reconhecida pelo mercado.

Construa uma cultura de ESG na sua empresa

A Squadra é uma consultora com uma metodologia que integra estratégia, marketing e vendas, focada no desenvolvimento do seu negócio. Somos especialistas em consultoria de estratégia e marketing. Entre em contacto connosco e descubra como construir e impulsionar uma cultura de ESG na sua empresa.

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