Principais Tendências do Marketing para 2019

Conheça as 6 principais tendências do marketing para 2019:

De facto, o marketing e as suas ferramentas estão em constante evolução e, como tal, as empresas que se querem posicionar na linha da frente devem acompanhar estas mudanças e estar prontas a inovar. Conheça as grandes tendências do marketing para 2019, de forma adaptar e preparar a sua empresa para estas transformações e alcançar o sucesso.

Importância crescente da automação de marketing

À medida que as redes sociais se tornam vitais nos negócios B2B, as ferramentas de automação de marketing são cada vez mais importantes, permitindo que as equipas multipliquem esforços por todo o mundo e rentabilizem a sua atividade. Para além disso, a automação também beneficia o e-mail B2B, permitindo que as empresas criem funis de e-mail sofisticados que tirem partido de dados dinâmicos e personalizados, algo vital para o crescimento futuro dos negócios.

De facto, a importância da automação de marketing continua a crescer a olhos vistos e está a tornar-se cada vez mais sofisticada. Com a ascensão do big data, os marketers têm a possibilidade de desenvolver fluxos de trabalho de automação complexos, que fazem aumentar as conversões e o envolvimento dos clientes com a empresa, levando a uma maior vantagem competitiva. Como tal, as organizações devem apostar na realização de análises de big data, de forma a saberem mais sobre os seus clientes e, deste modo, criar fluxos de trabalho sólidos com resultados tangíveis.

Concluindo, a automação de marketing juntamente com a tecnologia, ajudam os marketers a escalarem os contactos com mais eficiência, a tomarem decisões com maior profundidade e a potenciarem o seu investimento. Não obstante, as empresas devem esforçar-se para adicionar um toque pessoal ou oferecer apoio direto sempre que possível, de forma a melhorar o seu relacionamento e proximidade com os clientes.

O marketing de conteúdo irá revolucionar o marketing tradicional

O marketing de conteúdo está a tornar-se cada vez mais essencial nos negócios, abrindo as portas para conversas bidirecionais e novas relações com o público alvo, sendo útil para todas as funções das equipas de marketing. De facto, o conteúdo é uma das melhores ferramentas para conquistar a confiança dos clientes, construir a marca, aumentar as visualizações do site, obter leads qualificados, entre outros benefícios essenciais para a construção de campanhas de marketing eficazes, constituindo um caminho para o sucesso.

Do mesmo modo, as táticas de marketing e de criação de conteúdo precisam de uma estratégia de conteúdo para maximizar a sua eficácia e garantir o envolvimento com os clientes. Como tal, a partir de metas gerais como SEO ou geração de leads, as empresas devem personalizar estratégias projetadas especificamente para um determinado objetivo que pretendam atingir. Assim, através de avaliações de marketing de conteúdo, as organizações conseguem identificar o seu objetivo principal e formar uma estratégia de conteúdo bem-sucedida para o atingir.

As reviews ganham cada vez mais importância

Os clientes estão a tornar-se cada vez mais desconfiados da publicidade e do marketing em massa e, por esse motivo, a autenticidade e honestidade são valores críticos para as marcas. Segundo o Skackla Report, 86% dos consumidores dizem que a autenticidade é um fator crucial quando decidem que marcas apoiar. Do mesmo modo, o influencer marketing tem ganho cada vez mais importância e é uma chave para o sucesso, bem como o conteúdo autêntico criado por outros clientes, visto que estes depositam mais confiança nos seres humanos do que nas marcas. Segundo o Spiegel Research Center, 95% dos clientes lêem avaliações antes de realizarem uma compra, o que prova que, de facto, as reviews online têm um grande poder sobre o comportamento de compra das pessoas.

Deste modo, as 4 fontes de publicidade mais confiáveis atualmente são as reviews, os sites das marcas, sites editoriais e opiniões de pessoas que conhecemos. Como tal, as empresas devem criar campanhas mais relevantes e valiosas para os clientes, devendo haver uma maior aposta em marketing de conteúdo, marketing de influência, entre outros métodos que acrescentem valor, bem como apostar em conteúdo envolvente e atraente em vez de anúncios tradicionais.

De facto, à medida que os mundos online e offline se tornam lotados, a forma como o conteúdo é distribuído é vital para o sucesso de uma estratégia de marketing. As empresas têm de ser criativas e entusiastas para colocar o seu conteúdo à frente das pessoas certas e descobrir os canais de distribuição exclusivos do seu público-alvo. Assim sendo, fornecer um excelente atendimento ao cliente e pós-venda, estar atento às suas necessidades e incentivar os clientes satisfeitos a recomendar a marca, são fatores de sucesso para as marcas em 2019.

A pesquisa por voz está em ascensão

A pesquisa por voz foi uma das tecnologias mais rapidamente adotadas na história recente e está a mudar a forma como os consumidores interagem com o mundo à sua volta. Isto levará a grandes mudanças em termos de SEO e de publicidade online, sendo crucial adequar a estratégia de SEO para pesquisa por voz. Para além disso, estudos recentes revelaram que 50% das pesquisas por voz são realizadas no escritório devido ao aumento da sua eficiência e da produtividade dos trabalhadores. Assim sendo, os marketers B2B devem preparar-se para esta mudança, otimizando a sua marca de forma a facilitar o acesso por pesquisa de voz, garantindo que as suas campanhas estão prontas para entrar neste mundo e certificando-se de que os principais fornecedores de voz (Google, Apple e Microsoft) têm as informações corretas sobre os seus negócios.

O funil de marketing está a mudar de forma

O funil de marketing está a tornar-se num ciclo contínuo que prioriza a angariação de relacionamentos transacionais, em vez de “abandonar” os clientes no final da compra. Focando-se em nutrir relações, especialmente no pós-venda, aumentando a probabilidade de uma nova compra, de relacionamentos mais longos e de referenciação.

Para além disso, é necessário otimizar o topo do funil. A maioria das pessoas que realizam pesquisas nas redes sociais encontram-se no topo do funil de vendas e os anúncios dirigem-se a elas como se estivessem no fundo, isto é, focam-se na venda efetiva do produto ou serviço em vez de despertarem o interesse das pessoas primeiro. Assim, em vez de tentarem vender um produto “à forca”, as empresas devem fazer com que o seu público alvo deseje adquirir os seus produtos ou serviços, demonstrando os seus benefícios e o potencial que poderiam ter nos seus negócios.

A felicidade no trabalho é a chave para o sucesso

Empresas líderes como a Google, a Apple e a IMB incentivam mais interação humana para aumentar a felicidade no trabalho e a produtividade, criando instalações inovadoras que promovem a partilha de ideias e a colaboração, cafés projetados para incentivar as interações entre os funcionários de diferentes departamentos, entre outras ações que proporcionam momentos de interação entre os colaboradores. Para além disso, estudos recentes concluíram que os momentos de conversa entre colegas de trabalho aumentam o seu desempenho em 20% e que 72% dos funcionários que têm amigos no local de trabalho sentem-se mais satisfeitos, felizes e são mais produtivos. Do mesmo modo, Wilis, Towers e Perrin concluíram que a dedicação, a produtividade e a moral dos colaboradores contribuem para grandes retornos financeiros e vantagens competitivas para as empresas, aumentando o seu valor.

Em suma, as pessoas que se sentem felizes no trabalho envolvem-se mais com a organização, assumem posições de liderança mais rapidamente e são mais produtivas e criativas, sendo que, a aposta na promoção de um local de trabalho feliz trará vantagens quer para os colaboradores, quer para a organização. Como tal, as empresas que encorajarem as relações pessoais terão trabalhadores mais comprometidos, satisfeitos e produtivos.

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