How to improve your strategic thinking skills!

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Alcançar a habilidade de pensar estrategicamente requer algum investimento de tempo e, acima de tudo, rigor e método. Existem algumas “boas práticas” que ajudam a potenciar o pensamento estratégico. Todas elas são relativamente simples e fáceis de implementar, contudo, o sucesso dependerá sempre da consistência com que cada “boa prática” será trabalhada.

 

#1 Mude o mindset

O princípio basilar da estratégia é que ela não faz exclusivamente parte das responsabilidades dos senior executives. Na realidade, ela deve existir em todos os níveis da organização. É igualmente importante refletir sobre o papel específico e o contributo de cada função na estratégia corporativa. Ao realizar este exercício, compreendemos mais facilmente o fio condutor ente o todo (estratégia da empresa) e as partes (diferentes níveis e departamentos).

 

#2 Aprofunde conhecimento

Recolher insights e observar o contexto interno e externo são duas condições sine qua non para decidir onde se quer competir (mercados, segmento, categorias, etc.) e como alcançar vantagem competitiva sustentável face à concorrência. Os gestores devem procurar ser consistentes na análise e diagnóstico do contexto da empresa (principais forças e debilidades, recursos e sistemas, pessoas e competências…) e da atratividade da indústria (rivalidade competitiva, poder negocial de clientes e fornecedores, ameaça de novos produtos substitutos, potencial de entrada de novos players, etc.)

 

#3 Afaste-se da zona de conforto

Permanecer fechado no seu departamento e isolar-se do que acontece nas restantes áreas/departamentos/mercados pode ser uma das principais limitações à sua habilidade de pensar estrategicamente. Crie a rotina de falar e escutar os stakeholders da sua organização (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, gestores de outras áreas funcionais, etc.) de forma a partilhar e construir um conhecimento profundo sobre o ecossistema em que está envolvido. isto irá ajudá-lo(a) a definir a viabilidade de implementação de novos caminhos estratégicos.

 

#4 Questione as suas opções

Questionar faz naturalmente parte da linguagem da estratégia. O acto de questionar permite gerar opções, definir possibilidades e antever outcomes para diferentes abordagens. Desenvolver um pensamento estratégico estruturado implica responder a uma série de perguntas sequenciais, como por exemplo: devo entrar no segmento/mercado x? o que me faz querer entrar no segmento/mercado x? Como devo lá entrar? Como é que vou diferenciar o meu produto/serviço para o segmento/mercado x? Que competências e recursos devo ter para implementar a minha estratégia no mercado/segmento x?

 

#5 Foque-se nas prioridades / Dedique tempo para pensar

É relativamente fácil e frequente que os colaboradores, em qualquer nível da organização, se desfoquem das tarefas realmente importantes, para atenderem àquelas que são urgentes, mas não necessariamente relevantes. Entrar nesta espiral pode comprometer a capacidade estratégica das pessoas e torná-las presas a rotinas e atividades operacionais, sem grande valor acrescentado para o negócio. Uma forma de ultrapassar estas questões passa pelo exercício periódico de codificar as tarefas com base na sua urgência e importância e definir uma lista de atividades prioritárias. A realização de reflexões estratégicas ou de sessões para pensar a inovação do portefólio são exemplos de atividades de elevada importância – que contribuem diretamente para a alavancagem do negócio – e que devem ser sentidas por todos como prioridade, dentro da organização. Crie uma agenda para a realização de discussões estratégicas, partilhe na organização e leve a que as pessoas bloqueiem essas datas na sua agenda.

 

Repetir, insistir e tornar estas “boas práticas” uma rotina no seu dia a dia é crucial para conseguir melhorar a sua habilidade de pensar estrategicamente.

A partir do momento em que aprender a desenvolver e ativar as principais strategy skills, deverá preocupar-se com a implementação adequada da estratégia – uma das fases em que muitas empresas falham.

 

 

 

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