Como impulsionar o lucro da sua empresa

Todas as empresas precisam de informação para orientar a tomada de decisão. Compreender as necessidades de clientes e potenciais clientes por meio de pesquisas de mercado, é uma das melhores formas de se obter uma vantagem competitiva sustentável e de o seu negócio atingir o sucesso.

A pesquisa de mercado consiste num mapa, através do qual as empresas se podem guiar. Este fornece informações úteis para apoiar decisões de gestão, permite encontrar lacunas nos mercados, desenvolver novos produtos e serviços, avaliar o potencial do mercado e diagnosticar os pontos fortes e fracos, bem como prós e contras. Após concluir que uma pesquisa de mercado faz sentido para a sua empresa, o próximo passo é perceber como expandir a empresa.

Assim, deve responder a 10 questões para impulsionar o crescimento e o lucro da sua empresa:

#1 Porque é que os seus melhores clientes o escolheram? 

Deve focar-se nos seus melhores clientes, e não nos médios. Perceber o é que grandes clientes acham de diferente e interessante na sua empresa pode ajudá-lo a atrair mais clientes como estes.

#2 O que é que os grandes clientes tentam evitar? 

Evitar ser descartado durante o processo de seleção é um algo fundamental. A resposta a esta pergunta pode ajudá-lo a moldar as suas práticas e estratégias de negócio.

#3 Quem são os seus principais concorrentes? 

Algumas empresas não conseguem identificar os seus verdadeiros concorrentes, porque assumem saber o suficiente sobre a sua indústria e não levam a sério certos tipos de concorrência e substitutos.

#4 Como é que potenciais clientes vêem os seus maiores desafios? 

A resposta a esta pergunta ajuda-o a entender o que é que vai na cabeça dos seus potenciais clientes e quais são os seus grandes desafios. A sua empresa pode oferecer produtos/ serviços que trazem grandes benefícios para as organizações, mas os seus potenciais clientes não o consideram porque estão preocupados com outro tipo de desafios.

#5 Qual é o benefício real que a sua empresa oferece? 

Por vezes, as empresas ficam surpreendidas ao saber o verdadeiro benefício dos seus produtos/ serviços, mas quando o identificam, devem melhorá-lo ou desenvolver novos serviços com esse benefício real.

#6 Que tendências e desafios é que estão a surgir? 

Para onde é que o mercado se dirige? Vai crescer ou diminuir? Quais são os serviços que serão necessários no futuro? Compreender as tendências emergentes pode ajudá-lo a direcionar melhor os investimentos em marketing.

#7 Quão forte é a sua marca? 

A sua empresa é conhecida por quê? Qual é a sua reputação no mercado? Quão visível está no mercado? Sabe onde a sua empresa se encontra pode orientar a estratégia geral e ter um grande impacto no orçamento de marketing. A análise e perceção das forças e fraquezas da sua marca, pode ajudá-lo a descobrir porque é que está a ter sucesso num segmento e noutro não.

#8 Qual é a melhor forma de atingir os seus principais clientes alvo? 

Onde é que os seus clientes alvo vão para obterem recomendações e referências? Como é que o seu público alvo gosta de ser abordado? Estas perguntas devem ser respondidas através de pesquisas de negócio sistemáticas.

#9 Que preços deve dar aos seus produtos/ serviços? 

O preço é um obstáculo para algumas empresas B2B. Apesar disso, a razão pela qual muitas empresas perdem negócios são, para além do preço, o nível de expertise, a falta de atenção aos detalhes, falta de resposta, entre outras falhas cometidas pelas empresas.

#10 Como é que os clientes atuais se sentem em relação à sua empresa? 

Qual é a probabilidade dos clientes o referenciarem? O que é que eles mudariam na sua empresa? Durante quanto tempo é que eles permanecerão como clientes? Estas perguntas podem ajudá-lo a ajustar alguns processos internos, obter uma perceção precisa sobre o futuro, relevar forças ocultas e descobrir vulnerabilidades importantes que precisam de ser corrigidas.

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