Como impulsionar o lucro da sua empresa?

Todas as empresas necessitam de informação para orientar as tomadas de decisão e, assim, estarem mais perto de impulsionar o lucro.

Compreender as necessidades de clientes e potenciais clientes por meio de pesquisas de mercado, é uma das melhores formas de definir uma estratégia de negócio, obtendo-se assim uma vantagem competitiva sustentável.

Os resultados de um estudo de mercado poderão funcionar como um mapa para orientar a sua empresa. Fornecem informações úteis para apoiar decisões de gestão, permitem encontrar oportunidades no mercado, desenvolver novos produtos e serviços, avaliar o potencial do mercado, entre outros, no fundo conseguem transformar informação em conhecimento para ajudar o desenvolvimento do negócio.

Figura 1: Transformar dados em conhecimento para apoiar a tomada de decisão

10 questões para impulsionar o lucro da sua empresa

#1 Porque é que os meus clientes me escolhem ? 

Deve focar-se nos seus melhores clientes. Perceber o é que grandes clientes acham de diferente e interessante na sua empresa/marca pode ajudá-lo a atrair mais clientes.

#2 Porque é que os meus potenciais clientes não me escolhem ? 

Evitar ser descartado durante o processo de seleção é um algo fundamental. A resposta a esta pergunta pode ajudá-lo a rever as suas práticas e estratégia de negócio.

#3 Quem são os meus principais concorrentes?

Algumas empresas não conseguem identificar os seus verdadeiros concorrentes, porque assumem saber o suficiente sobre a sua indústria e não levam a sério certos tipos de concorrência indireta e/ou substituta (ex.: cinema como concorrente de um clube de futebol pelo tempo de entretenimento).

#4 Quais são os desafios dos meus potenciais clientes? 

A resposta a esta pergunta ajuda-o a entender o que é que vai na cabeça dos seus potenciais clientes e quais são os seus grandes desafios.

A sua empresa pode oferecer produtos/ serviços que trazem grandes benefícios para as organizações, mas os seus potenciais clientes não o consideram porque estão preocupados com outro tipo de desafios.

#5 Quais são os benefícios reais que a minha empresa oferece?

Por vezes, as empresas/marcas ficam surpreendidas ao descobrirem, através de conversas com clientes ou consumidores, os verdadeiros benefícios dos seus produtos/ serviços, mas quando os identificam, devem ter sempre uma atitude de melhoria contínua e inovação.

Figura 2: Escada de valor de promessa da marca

#6 Que novas tendências é que estão a surgir? 

Para onde é que o mercado se dirige? Vai crescer ou diminuir? Qual o comportamento dos diferentes segmentos? Quais são os serviços que serão necessários no futuro?

Compreender as tendências emergentes pode ajudá-lo a direcionar melhor os investimentos em marketing.

#7 Qual é a força da minha marca?

A sua empresa/marca é conhecida? Qual é a sua reputação no mercado? Saber onde a sua empresa se encontra pode ajudar a orientar a estratégia de negócio para o alcance dos objetivos pretendidos.

A análise e percepção das forças e fraquezas da sua marca, pode ajudá-lo a descobrir por que é que está a ter diferentes resultados em diferentes segmentos de mercado.

#8 Qual é a melhor forma de atingir os meus clientes alvo?

Qual é a jornada de compra do seu cliente alvo? Como é que o seu público-alvo gosta de ser abordado? Estas perguntas devem ser respondidas através de pesquisas de negócio sistemáticas.

#9 Qual a melhor política de preços?

O preço é um obstáculo para algumas empresas B2B. Apesar disso, a razão pela qual muitas empresas perdem negócios está mais relacionada com o nível de expertise, a falta de atenção aos detalhes, falta de resposta em tempo útil…

#10 Como é que os clientes atuais se sentem em relação à minha empresa?

Qual é a probabilidade dos clientes o referenciarem? O que é que os clientes mudariam na sua empresa? Durante quanto tempo é que eles permanecerão como clientes?

Estas perguntas podem ajudá-lo a ajustar alguns processos internos, obter uma percepção mais precisa sobre o futuro, relevar forças ocultas e descobrir vulnerabilidades importantes que precisam de ser corrigidas.

Gostou do que leu?

Para responder a todas estas questões, alie o conhecimento interno da sua empresa com o do mercado, com a ajuda da Squadra. Dispomos de uma rede de consultores, especializados em consultoria de estratégia e marketing, capaz de responder a qualquer desafio do seu negócio. 

Average Rating
5 out of 5 stars. 4 votes.
My Rating:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter Squadra

Receba as últimas novidades Squadra em primeira mão.

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Blog | Squadra will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.