Todas as empresas necessitam de informação para orientar as tomadas de decisão e, assim, estarem mais perto de impulsionar o lucro.
Compreender as necessidades de clientes e potenciais clientes por meio de pesquisas de mercado, é uma das melhores formas de definir uma estratégia de negócio, obtendo-se assim uma vantagem competitiva sustentável.
Os resultados de um estudo de mercado poderão funcionar como um mapa para orientar a sua empresa. Fornecem informações úteis para apoiar decisões de gestão, permitem encontrar oportunidades no mercado, desenvolver novos produtos e serviços, avaliar o potencial do mercado, entre outros, no fundo conseguem transformar informação em conhecimento para ajudar o desenvolvimento do negócio.
10 questões para impulsionar o lucro da sua empresa
#1 Porque é que os meus clientes me escolhem ?
Deve focar-se nos seus melhores clientes. Perceber o é que grandes clientes acham de diferente e interessante na sua empresa/marca pode ajudá-lo a atrair mais clientes.
#2 Porque é que os meus potenciais clientes não me escolhem ?
Evitar ser descartado durante o processo de seleção é um algo fundamental. A resposta a esta pergunta pode ajudá-lo a rever as suas práticas e estratégia de negócio.
#3 Quem são os meus principais concorrentes?
Algumas empresas não conseguem identificar os seus verdadeiros concorrentes, porque assumem saber o suficiente sobre a sua indústria e não levam a sério certos tipos de concorrência indireta e/ou substituta (ex.: cinema como concorrente de um clube de futebol pelo tempo de entretenimento).
#4 Quais são os desafios dos meus potenciais clientes?
A resposta a esta pergunta ajuda-o a entender o que é que vai na cabeça dos seus potenciais clientes e quais são os seus grandes desafios.
A sua empresa pode oferecer produtos/ serviços que trazem grandes benefícios para as organizações, mas os seus potenciais clientes não o consideram porque estão preocupados com outro tipo de desafios.
#5 Quais são os benefícios reais que a minha empresa oferece?
Por vezes, as empresas/marcas ficam surpreendidas ao descobrirem, através de conversas com clientes ou consumidores, os verdadeiros benefícios dos seus produtos/ serviços, mas quando os identificam, devem ter sempre uma atitude de melhoria contínua e inovação.
#6 Que novas tendências é que estão a surgir?
Para onde é que o mercado se dirige? Vai crescer ou diminuir? Qual o comportamento dos diferentes segmentos? Quais são os serviços que serão necessários no futuro?
Compreender as tendências emergentes pode ajudá-lo a direcionar melhor os investimentos em marketing.
#7 Qual é a força da minha marca?
A sua empresa/marca é conhecida? Qual é a sua reputação no mercado? Saber onde a sua empresa se encontra pode ajudar a orientar a estratégia de negócio para o alcance dos objetivos pretendidos.
A análise e percepção das forças e fraquezas da sua marca, pode ajudá-lo a descobrir por que é que está a ter diferentes resultados em diferentes segmentos de mercado.
#8 Qual é a melhor forma de atingir os meus clientes alvo?
Qual é a jornada de compra do seu cliente alvo? Como é que o seu público-alvo gosta de ser abordado? Estas perguntas devem ser respondidas através de pesquisas de negócio sistemáticas.
#9 Qual a melhor política de preços?
O preço é um obstáculo para algumas empresas B2B. Apesar disso, a razão pela qual muitas empresas perdem negócios está mais relacionada com o nível de expertise, a falta de atenção aos detalhes, falta de resposta em tempo útil…
#10 Como é que os clientes atuais se sentem em relação à minha empresa?
Qual é a probabilidade dos clientes o referenciarem? O que é que os clientes mudariam na sua empresa? Durante quanto tempo é que eles permanecerão como clientes?
Estas perguntas podem ajudá-lo a ajustar alguns processos internos, obter uma percepção mais precisa sobre o futuro, relevar forças ocultas e descobrir vulnerabilidades importantes que precisam de ser corrigidas.
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Para responder a todas estas questões, alie o conhecimento interno da sua empresa com o do mercado, com a ajuda da Squadra. Dispomos de uma rede de consultores, especializados em consultoria de estratégia e marketing, capaz de responder a qualquer desafio do seu negócio.