Como fazer crescer o talento da sua empresa

Através da formação ou coaching individual, ajudará os colaboradores a saberem exatamente o que precisam de melhorar e quais as melhores opções de carreira dentro da empresa, e os programas de desenvolvimento interno incentivam a promoção e o avanço na carreira a todos os níveis.

Como ter uma estratégia de formação e desenvolvimento eficaz

#1 Analise a sua estratégia atual de formação e desenvolvimento, e identifique as áreas que precisam de ser melhoradas:

Quando as empresas têm estratégias de formação e desenvolvimento sem uma estrutura e um meio para as medir, as metas dos colaboradores podem não ser atingidas. Deste modo, as organizações que pretendem manter-se competitivas devem desenvolver talentos a partir de dentro.

#2 Determine as áreas chave de transformação:

A “construção de capacidades” deve ser considerada uma prioridade estratégica dentro das empresas. Segundo a McKinsey, as skills que os executivos consideram mais importantes para a performance das organizações incluem estratégia, operações, marketing e vendas. Assim, as empresas que pretendem que o seu programa de formação e desenvolvimento passe de um custo do negócio para um driver do negócio, devem transformar os seus programas de formação táticos “nice to have”, em programas estratégicos “must have”.

#3 Alinhe os objetivos da sua organização, da liderança e da força de trabalho:

Deve definir as competências chave necessárias para atingir o melhor desempenho possível, e usar essas informações como guidelines para desenvolver e atrair talentos.

#4 Eleve os programas de formação, para nivelar a hierarquia de negócios:

Reveja todas as linhas de negócio da sua empresa, e faça revisões trimestrais das necessidades de formação de cada colaborador, pois quando a aprendizagem transcende o organograma, os colaboradores sentem-se “owners” da empresa.

#5 Empregue estratégias eficazes para desenvolver e partilhar conhecimento:

As empresas de sucesso adaptam os seus programas de formação em vez de terem programas standard para todos os colaboradores, e combinam métodos de formação tradicionais com tecnologia móvel, redes sociais e vídeo para melhorar a experiência de aprendizagem.

#6 Estabeleça objetivos com resultados mensuráveis e repetíveis:

A única forma de saber se um programa de formação é eficaz, é através de métricas, ou seja, medindo o progresso dos colaboradores em relação a metas específicas para identificar lacunas no sucesso e performance. Deve analisar de que forma os programas influenciam os principais indicadores de desempenho do negócio, como a satisfação e retenção dos colaboradores. Quando uma empresa cria uma cultura que valoriza a aprendizagem e tem o desenvolvimento profissional como prioridade, o conhecimento flui em ambas as direções.

#7 Eleve o perfil do seu programa de formação e desenvolvimento:

Desenvolver uma “cultura de aprendizagem” deve ser uma prioridade para as empresas nos próximos 2 anos. As empresas com culturas de aprendizagem fortes, tendem a superar a concorrência em termos de produtividade dos colaboradores, vantagens competitivas, atendimento ao cliente e qualidade dos produtos/ serviços, garantindo o sucesso contínuo dos negócios.

 

 

 

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