Os 5 mandamentos para uma estratégia de inovação vencedora

Nem todas as inovações podem ser consideradas de sucesso. De forma prática e concreta, que condições devem existir para criar uma inovação realmente vencedora? Elegemos 5 mandamentos. Os dois primeiros implicam o domínio de competências de natureza técnica (hard skills) e os restantes obrigam ao domínio de determinado tipo de habilidades e comportamentos (soft skills).

M1 – Definir um processo estruturado e estandardizado, composto por diferentes fases, capaz de guiar o gestor desde a identificação de uma oportunidade, ao desenvolvimento e lançamento de um novo produto / serviço no mercado.

M2 – Trabalhar de forma focada e profunda cada fase do processo, respondendo às questões seguintes:

  • Qual a mais relevante oportunidade/ desafio para o meu negócio? Como utilizar os insights de mercado para identificar essa oportunidade? Como explorá-la junto de uma amostra de clientes?
  • Como gerar ideias para um novo conceito de produto / serviço, através de atividades de pensamento criativo? Como selecionar a melhor ideia e transformá-la num novo conceito de produto ou serviço? Como materializá-lo?
  • Como testar no mercado os novos conceitos? Que ajustes é necessário realizar?
  • Como preparar a organização para o desenvolvimento e lançamento do novo produto/serviço? Que competências, pessoas, recursos e sistemas são necessários? Como transpor todas as atividades num plano operacional? Como comunicar, partilhar e envolver a organização face ao novo produto/serviço? Através de que indicadores vamos avaliar o sucesso do seu lançamento?

M3 – Desenhar uma estratégia clara de inovação. A estratégia de inovação deve englobar alguns aspetos críticos:

  • Definir metas e objetivos específicos de inovação;
  • Enquadrar e alinhar os objetivos de inovação com a estratégia e objetivos de negócio;
  • Definir onde inovar (mercados, geografias, segmentos, categorias, canais…) e em que dimensões da marca existem maiores capacidades e recursos internos para alcançar vantagem competitiva com a inovação (produto, serviço, distribuição, modelo…?).

M4 – Adotar um mindset e uma liderança orientada para a inovação, o que pressupõe que:

  • A inovação seja entendida como atividade “core” do negócio e prioritária dentro da organização;
  • A equipa de gestão de topo se envolva e comprometa com a inovação, liderando as suas diretrizes;
  • Seja potenciada a criatividade, a flexibilidade e a agilidade como condições de suporte à inovação;
  • Se verifique uma tentativa de gerir e atenuar as forças resistentes à mudança, no interior da organização;
  • Tentativa de envolver, motivar e mobilizar as pessoas para a inovação;
  • A empresa quebre as fronteiras com o mercado, passando a interagir com os diferentes stakeholderspara recolher novas ideias.

M5 – Captar e reter talento. Não existe inovação sem pessoas. Cada vez mais, as inovações vencedoras dependem de pessoas criativas, com habilidades para pensar out of the box. Contudo, a probabilidade de colaboradores com um perfil empreendedor e criativo permanecerem em ambientes organizacionais rotineiros, é praticamente nula. As empresas não devem desperdiçar o valor dos seus colaboradores em prol de protocolos e formalidades. As empresas devem jogar de acordo com as novas regras. Como é que isto funciona, na prática?

  • Workstyle: flexibilizar a forma de trabalhar; promover sessões fora da empresa e em ambientes de estímulo, para pensar de forma livre o negócio: futuros projetos, produtos, serviços, etc.;
  • Workdesign: dinamizar os espaços dedicados às sessões criativas;
  • Partilha, abertura e alinhamento – cocriar com os colaboradores, valorizando a sua participação ativa.

 

eBook – Como Criar uma Inovação Vencedora

Para ajudar a otimizar a área da inovação de marketing nas empresas, criámos o eBook “Como criar uma inovação vencedora”, através do qual Gestores e Innovation Leaders poderão:

  • Identificar as principais barreiras internas à inovação, nas organizações;
  • Aceder aos pilares de uma inovação vencedora e sustentável, a longo prazo;
  • Ativar um processo estruturado e eficaz para criar, desenvolver e lançar novos produtos/serviços no mercado.

Estratégia Vencedora Squadra

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