Os 3 mandamentos para uma estratégia de gestão comercial vencedora

Desenhar uma estratégia de gestão comercial vencedora tem os seus desafios. A maior dificuldade não reside tanto na construção do “racional” da estratégia, mas sim na capacidade de envolver e alinhar a organização com a mesma. Então, quais são as condições necessárias que os diretores e gestores comerciais devem ter em consideração? Elegemos 3 mandamentos:

Os 3 Mandamentos da Gestão Comercial

M1: Definir um processo estruturado

Idealmente, para não perder o ritmo e a “temperatura”, o processo de desenvolvimento de uma estratégia de gestão comercial deve ser composto por diferentes fases sequenciais e interligadas entre si. O propósito será guiar o gestor desde a identificação de uma oportunidade à elaboração e execução da estratégia de gestão comercial. Cada fase deve declinar-se em diferentes atividades, com uma agenda própria.

M2: Envolva-se e crie uma equipa de seguidores

Aqui falamos de si e da capacidade e da habilidade que tem, enquanto líder, de se envolver com a formulação da estratégia de gestão comercial da sua empresa. O resultado de um bom exercício de liderança comercial é ter uma equipa de pessoas mobilizada, a seguir as suas diretrizes de forma genuína e incondicional. E isso quase sempre resulta numa melhor performance de entrega ao mercado.

Algumas dicas práticas:

  • Envolva-se na definição da nova estratégia tentando balançar a razão com a “emoção”. Por vezes, as estratégias são delineadas tendo por base o alcance de “números” ou resultados. Antes de mais, estamos a falar com pessoas e para pessoas. Por isso, introduza na sua abordagem uma dose q.b. de entusiasmo, vontade e energia.
  • Envolva a equipa comercial no desenho da própria estratégia. Nada é mais desmotivador do que a equipa comercial sentir que não faz parte do processo de construção da solução. Por outro lado, é importante relembrar os elevados impactos psicológicos que as alterações / atualizações das estratégias comerciais provocam na equipa de vendas (mudança de rotinas, de clientes, de portfólio ou de zonas geográficas). Para minimizar estes impactos, solicite a participação da equipa em sessões de reflexão estratégica sobre o negócio. A perceção de “implicação” da equipa nas sessões de discussão estratégica facilita a aceitação e a compreensão da mudança.
  • Tente gerir as forças resistentes à mudança (colaboradores), com o auxílio de profissionais de recursos humanos e coaching, sob o risco de agirem rapidamente como bloqueadores internos.

M3: Abra o seu ecossistema

Recomendamos que quebre as fronteiras com o mercado, passando a interagir com os diferentes stakeholders para recolher novas ideias.

  • Crie uma política de integração de insights de stakeholders na definição ou atualização da estratégia comercial. Embora a forma de o fazer possa variar em termos de formalidade, a nossa recomendação é que crie uma agenda de reuniões ou sessões exploratórias periódicas com clientes, não clientes, fornecedores e parceiros de negócio.
  • Procure “abrir” as portas ao exterior e começar a sinalizar potenciais parceiros ou empresas que possam acrescentar valor à estratégia e abordagem comercial. Por exemplo, há empresas especializadas em martech integrated marketing technologies – que ajudam outras a otimizar a captação de leads / negócio e a performance comercial através de plataformas e sistemas de automação de vendas. Cada vez mais, este tipo de abordagem é extremamente útil para facilitar e potenciar o trabalho comercial.

eBook – Como Criar uma Estratégia Comercial Vencedora

Para ajudar a otimizar a área de vendas/comercial das empresas, criámos o eBook com “Os 3 pilares de uma estratégia comercial vencedora”, através do qual gestores e líderes de negócio poderão:

  • Identificar os principais erros cometidos na área de gestão comercial
  • Aceder aos pilares de uma estratégia comercial vencedora e sustentável, a longo prazo
  • Ativar um processo estruturado e eficaz para criar, desenvolver e executar uma estratégia comercial vencedora.

Average Rating
3.7 out of 5 stars. 3 votes.
My Rating:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter Squadra

Receba as últimas novidades Squadra em primeira mão.

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Blog | Squadra will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.